Jaquei, e agora? (como lidar)
- Ana Vegan Tips
- 4 de ago. de 2017
- 6 min de leitura

Gente do ceu, sério, se tem uma coisa capaz de por a gente pra baixo com força é quando a gente escorrega; e é impressionante como que somos capazes de nos auto-sabotar sem nem perceber. Isso é muito perigoso mesmo, pois pode levar a depressão e outros problemas psicológicos como pânico, fobias, etc. e você só enxerga onde foi parar depois que já está completamente sugado pela situação. Mas NUNCA é tarde pra reverter a situação.
Todo processo de mudança é lento. ponto. enquanto não entendermos isso vamos continuar nos frustrando constantemente e com cada frustração a gente vai buscar o conforto onde? na comida! eu no doce principalmente.
Parece que isso é algo fácil de processar né? mas não é! Todo mundo ta cansado de saber que quanto mais devagar você emagrece; mais permanente é a mudança. O problema tá é na aceitação desse processo, e não no entendimento. Vou exemplificar: Se você é ansiosa que nem eu, resolve mudar seus hábitos, no início é uma belezura; a primeira semana nem se fala, a gente emagrece horrores. Aí o tempo vai passando chega na terceira semana, a gente se mata e quando sobe na balança não vê nenhuma diferença; ou então reles 300gramas perdidos. GENTEEE; ISSO É O FIM PRA QUALQUER UMA. Isso gera uma ansiedade ABSURDA dentro de mim e eu desconto onde? na comida! aí vou como igual uma louca; engordo e perco o progresso do mês. Aí isso gera o que? MAIS ANSIEDADE, por que recuperou os quilos perdidos; sensação de inferioridade, baixa auto estima, tudo isso; que gera o que? MAIS VONTADE DE COMER.
ESSE CICLO TE CONSOME PRA SEMPRE SE VOCÊ DEIXAR.
e normalmente basta 1 simples deslize pra te sugar pra dentro desse ciclo.
Por isso que é MUITO importante agir RÁPIDO depois que jacamos; por que
quando mais demoramos pra agir, mais difícil fica de voltar pra rotina.
O pior é que vc nunca fica imune a isso; pelo menos eu até hoje não consegui. (se você ta lendo e conseguiu, me conta por favor como!!). Mas o que eu tenho trabalhado é pra ficar sempre bem atenta e reduzir a frequência com que eu me deixo envolver nessa loucura. Eu luto contra esse ciclo todo dia, mas eu acredito que com o tempo vai ficando mais fácil sabe? eu demorei muito pra realizar isso que tou falando aqui e então começar a agir diferente. Por que tbm se você não agir diferente, não adianta.
O que fazer então depois de um dia ou uma refeição descontrolada/"lixo"?
PRIMEIRA COISA: Aceita. já passou, não tem como mudar, só tem como controlar as próximas refeições. Encare esse fato como uma coisa boa, você comeu tudo que queria!!! uhuu!!
*Não transforma isso em arrependimento, por que esse sentimento não vai te trazer nada de positivo, pelo contrário.
SEGUNDA COISA: Não tenta compensar. GEENTE, essa historia de compensação imediata é a maior furada! sério. A gente não dá conta. Vou dar um exemplo: Passei o final de semana comendo horrores, tive mil eventos; ou então tava de TPM e comprei um tanto de porcaria pra comer em casa mesmo. Aí chega no domingo a noite bate aquele arrependimento, então começam os planos diabólicos de compensação: "amanha vou tomar só suco e sopa"; ou então "amanha não vou comer nada", "amanha vou fazer aula de spinning e correr 10km na esteira". EU JÁ CANSEEEI de fazer isso. Nossa, mas eu já fiz DEMAIS isso, e quebrei a cara todas as vezes, vou contar por que.
- Chega a segunda feira. De manha, mole pra mim ficar sem comer, tomo uma aguinha, como uma banana, uhul, top. Chega o almoço. Como só verdura e salada. Chega a tarde; vou pra academia, suo horrores; YEEESS to arrasando. Chego em casa, a noite. Minha mãe chega da padaria com aquele pão de sal quentinho, ou abro a geladeira e vejo aquele resto de comida do fim de semana. Nessa hora; você pensa, ah, vou comer meio pãozinho só; ou uma colher de arroz. NESSA HORA, dessa mordida do carboidrato que você não comeu o dia todo. CABOU. já era. A fome vai bater com força total, e você não consegue controlar. Essas horas eu realmente não sei explicar; dá um surto na gente; parece que alguém toma o controle e não conseguimos parar de comer. Quando você volta pra si já mandou pra dentro 3 pães de sal; bateu um prato de janta e ainda comeu sobremesa. As vezes; para os mais fortes, que não dão a primeira mordida, da pra fechar o dia suave, na suposta "glória", mas no dia seguinte, assim que você realmente comer algo, vai bater toda essa fome do dia anterior todo!
Então pelo menos pra mim, não sei se você é igual; não adianta restringir pra compensar, por que é só voltar a comer pra perder o controle. Então o que fazer? esquece compensação; seu corpo acostumou ali com aquela vida boa e não vai te deixar mudar drasticamente; você tem que voltar pro seu normal. como se nada tivesse acontecido. Depois que você já tiver se REACOSTUMADO com seu normal; aí sim você pode dar uma compensadinha dando uma corridinha extra, ou trocando um alimento por outro. Mas não dá pra ser imediata nem mega restritiva essa compensação; por que em algum momento vai furar.
TERCEIRA COISA: Daí em diante, tenta prestar atenção pra que você consiga no futuro evitar de se colocar nessa situação novamente.
MAS COMO?
Você tem que descobrir a fonte da sua ansiedade e cortar pela raiz. (ou ir tentando).
No meu caso, pesar gera ansiedade; então eu não me peso com frequência. Mas eu deixo a balança no meu quarto, só pra não me deixar esquecer do meu objetivo. Acho que o ideal seria pesar 1x por mês, mas eu acabo pesando bem menos que isso ainda.
Outra coisa que aprendi esse ano: contar cada caloria; e tentar controlar completamente seu emagrecimento. NÃO FAÇA ISSO! gente, isso é a maior fonte de ansiedade da vida, pelo menos pra mim. Por que por mais que na teoria o que emagrece é o deficit calórico; na realidade tem outros fatores que influenciam nesse processo e que não conseguimos computar, então as vezes mesmo consumindo menos calorias que gastamos, nosso corpo retêm liquido por um motivo ou outro e isso afeta o peso, então quando pesamos não enxergamos o resultado, mas isso não quer dizer que ele não esteja lá; mas aí quando o plano "fura" gera uma instabilidade emocional com potência máxima pro desastre.
Esperar resultados rápidos. Isso gera muita ansiedade, pois eles podem até vim, mas é impossível manter o ritmo.
METAS ESPECIFICAS E IRREAIS GERAM ANSIEDADE. Por exemplo; estamos em janeiro e eu digo: "até o meu aniversário em junho eu preciso emagrecer uns 15 quilos". Ou: "preciso emagrecer uns 5 quilos até a festa x no mês que vem". Esse tipo de meta cria uma pressão em cima de você mesma, e essa pressão é uma USINA DE ANSIEDADE. Você não tem que se pressionar dessa forma ou estabelecer metas impossíveis. Ao invés de "ter que emagrecer 15 quilos em 5 meses" por que não; "tenho que emagrecer 15 quilos pra vida" se você não tem um prazo, você não gera essa ansiedade dentro de você. Mas não adianta tbm se você não levar a serio seu objetivo. Você tem que continuar mantendo os hábitos saudáveis e tal; o que eu tou dizendo é que quando você abre mão de ter esse controle; você corta a fonte de grande parte da sua ansiedade.
Como devo pensar então?
Acho que o ideal é você estar sempre satisfeito com os resultados que você consegue, por que se você se esforça, pode demorar 1ano, mas você vai chegar lá. E também quanto mais natural for seu processo, menos jacadas vão ocorrer, por que seu corpo vai se acostumando aos poucos. Se os deslizes forem tratados como algo natural também; não se cria estresse ou obsessões; que impede ansiedade de atacar.
CONCLUSÃO: hoje o que eu acredito e busco fazer é não ser radical. Eu consigo ficar 3 meses sem comer doce, mas sei que quando voltar a comer vou descontrolar. Então eu estou me forçando a aprender a comer pouco. Então eu estou emagrecendo menos? SIM eu acabo saindo da linha com mais frequência? SIM. Mas estou a cada dia acertando e melhorando minhas escolhas. Tem dia que consigo comer só uma colherzinha de brigadeiro(vegano) e é uma conquista pra mim! tem dia que não consigo, mas não me torturo quando dá errado, pois entendo que faz parte de um aprendizado. Eu não tenho a intenção de cortar totalmente os doces e as farinhas/açucares processados da minha alimentação; mas tenho a intenção de reduzir bastante a quantidade que consumo; tanto pela minha saúde quanto pelo meu emagrecimento.
(deixando bem claro que no futuro eu posso mudar de opinião assim como já mudei inúmeras vezes até chegar no que eu acredito hoje).
É isso, espero ter ajudado ou pelo menos mostrado que se você tbm sofre desse mal você não é a única. Não está sozinha; não é pior que ninguém por isso. Justamente o contrário, isso é o que nos torna humanos. Cada um tem sua batalha, se não nem estaríamos aqui hoje.
Um Beijoooo e até o próximo post! ;*